sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Bloco do Papoula 1957

No ano de 1957 nas terras de Machados Pernambuco surge um bloco contagiante, alegre e divertido chamado Bloco do Papoula. Fundado por dois homens apaixonados pelo Carnaval, Sr Aristides Guerra e Severino Marques. O bloco saía pelas ruas da cidade, apresentando suas músicas, figurinos e suas batidas para o povo machadense...
O bloco era composto por amigos da cidade que gostavam de animar no carnaval, e aceitavam comprar seus trajes para sair juntamente no bloco nos dias de folia. Inspirados nas flores da papoula, as cores que destacavam o bloco eram de acordo com a planta da papoula que eram: verde, vermelho com detalhes amarelos. Mas também tinham alguns homens vestidos de brancos em destaques onde seguravam umas papoulas em suas mãos.
Existiam vários blocos nesta época , porém o Papoula era um pouco reservado pois os participantes tinham seus figurinos, seus trajes, ou seja, sua organização. Não era o maior bloco da cidade, mas onde passavam arrastavam foliões e deixavam todos saltando de alegria ... O papoula nasceu, seu nome cresceu e nunca mais se acabou... (Trecho da música do bloco do Papoula. 
Fonte: Aristides C. Guerra Filho)

Música do Bloco do Papoula:

Tenho saudades, saudades do tempo passado
Das tradições, dos nossos blocos
Da nossa vila dos Machados.
O vassourinhas que nasceu em 40
Quando Zé Gomes sua marcha criou
Em 57 o papoula nasceu, seu nome cresceu
Nunca mais se acabou...




FOTOS









Fonte: Aristides C. Guerra Filho. 
Entrevista feita pelo blog Machados por outros olhos.Janeiro\2015.
IMAGENS COM DIREITOS AUTORAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário